sábado, 1 de outubro de 2011

TORTA DE ABACAXI

TORTA DE ABACAXI

Ingredientes:
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/3 de xícara (chá) de açúcar, 1/2 xícara (chá) de manteiga gelada,  2 gemas batidas.
Recheio:
2 colheres (sopa) de maisena, 1/4 de xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de leite, 2 gemas ligeiramente batidas, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 lata de abacaxi em calda, 9 cerejas em calda.
  


Cobertura:
1 envelope de gelatina em pó sem sabor branca, 2 colheres (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (chá) de suco de limão.



Modo de preparo:
Aqueça o forno em temperatura média. Junte a farinha e o açúcar. Acrescente a manteiga e misture com as mãos até obter uma farofa. Adicione as gemas e amasse até ficar homogêneo. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por 15 minutos. Forre com a massa o fundo e as laterais da forma com 24 cm de diâmetro. Fure-a com um garfo. Asse até dourar. Deixe esfriar, desenforme e reserve.

Recheio e cobertura:
Misture a maisena e o açúcar. Junte o leite e as gemas e misture. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo, até engrossar. Retire do fogo e acrescente a essência de baunilha. Deixe esfriar e espalhe sobre a massa. Distribua o abacaxi e as cerejas sobre o creme. Reserve. Numa panela, polvilhe a gelatina e o açúcar sobre a água e deixe hidratar por cinco minutos. Leve ao fogo baixo e mexa até se dissolver. Retire, junte o suco de limão. Coloque sobre uma bacia com água e gelo e mexa até ter consistência de clara crua. Espalhe sobre a torta com um pincel. Deixe gelar por 1 hora e sirva.

OBS. Minha primeira torta! Eu achava que não sabia fazer uma torta assim, mas eu estava perdendo tempo, porque ficou deliciosa! Copiei essa receita do site: http://mdemulher.abril.com.br e resolvi experimentar para comemorarmos o dia do niver de 86 anos do meu pai. Como a minha forma de aro removível era bem maior do que a indicada na receita tive que dobrar a quantidade de massa para cobrir o fundo e bordas da forma. Eu fiz 2 receitas do creme comum indicado na receita e mais 2 receitas de creme com leite condensado. E isto foi a maravilha da torta. Hum! Comemos demais!Mais

 Mais uma tentativa satisfatória de uma torta de abacaxi. Eu continuo gostando. Essa foto já é da segunda torta que fiz.

4 comentários:

  1. Hmm é ruim hein?!...eh ruim olhar não comer.kkkkk

    Oiee vim retribuir o carinho e a preocupação rs
    Já faz um mÊs q operei e já estou bem recuperada, o Dr. ja me liberou p/comer tuuudo.
    Vc acredita q perdi 6kg c/ a cirurgia??? Tô c/ 42kg agora e tá dificil engorda dnovo...Agora vou ter q fazer o sacrificio d me entupir de doces,doces e doces..kkkkkkkkkk

    Vou levar essa receita irresistivel, tah?!

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  2. Olá, faço parte do Blogueiras Unidas e vim prestigiar seu blog tão cheio de delicias!!! Já estou te seguindo segue o meu bloguinho também?
    Bjs e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,Frances vim conhecer seu blog e parece tudo muito delicioso!Já salvei nos meus favoritos!
    Aproveito para confirmar sua participação no sorteio do blog Céu de Brigadeiro Coleção de Receitas com 2 números, obrigada pela participação e divulgação.
    Desejo a você e sua família que a verdade anunciada no Natal, do Salvador vivo, seja uma constante em suas vidas por todo 2012.

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga blogueira!!!!
    FAÇO PARTE DAS BLOGUEIRAS UNIDAS
    Que delícias de receitas!!!

    Te convido a conhecer o meu cantinho
    http://srxlembrancinhas.blogspot.com
    Aproveito para desejar muito SUCESSO SEMPRE !

    Já estou te seguindo.
    Bjokas Silvana

    ResponderExcluir